Muitos beijinhos, boa sorte a quem faz exames e a quem não faz, aproveitem bem o verão
Como a vida deu voltas |
És forte e poderás ir muito mais longe do que pensavas quando acreditavas que não se podia ir mais. |
Depois de algum tempo aprenderás a diferença entre dar a mão e socorrer uma alma, e aprenderás que amar não significa apoderar-se, e que a companhia nem sempre significa segurança. Começarás a aprender que os beijos não são contratos, nem presentes, nem promessas… Começarás a aceitar as tuas derrotas com a cabeça erguida e com o olhar em frente, com a graça de um menino e não com a tristeza de um adulto e aprenderás a construir hoje todos os teus caminhos, porque o terreno do amanhã é incerto para os projectos e o futuro tem de costume cair no vazio. Depois de um tempo aprenderás que o sol queima se te expões demasiado. Aceitarás, incluso, que as pessoas boas poderão magoar-te alguma vez e precisarás de perdoá-las. Aprenderás que falar pode aliviar as dores da alma… descobrirás que se leva anos a construir a confiança e que apenas dois segundos chegam para destrui-la e que tu também poderás fazer coisas das quais te arrependerás para o resto da tua vida. Aprenderás que as novas amizades continuam a crescer apesar das distâncias, e que não importa o que tens, mas sim a quem tens na vida, e que os bons amigos são a família que nos permitem escolher. Aprenderás que não temos de mudar de amigos, se estamos dispostos a aceitar que os amigos mudam. Aperceber-te-ás que podes passar bons momentos com o teu melhor amigo fazendo qualquer coisa ou simplesmente nada, simplesmente pelo prazer de desfrutar da sua companhia. Descobrirás que muitas vezes tomas por nossas as pessoas que mais nos interessam e por isso sempre devemos dizer a essas pessoas que as amamos, porque nunca teremos a certeza de quando serás a última vez que as vemos. Aprenderás que as circunstancias e o ambiente que nos rodeia têm influência sobre nós, mas nós somos os únicos responsáveis do que fazemos. Começarás a aprender que não nos devemos comparar com os restantes, salvo quando os queremos imitar para melhorar. Descobrirás que se leva muito tempo para chegar a ser a pessoa que queres ser, e que o tempo é curto. Aprenderás que não importa a onde chegas-te, mas sim a onde te diriges e se não sabes, qualquer lugar serve…
Aprenderás que se não controlas os teus actos, eles te controlaram e que ser flexível não significa ser débil ou não ter personalidade, porque não importa quão delicada e frágil seja a situação: sempre existem os dois lados. Aprenderás que heróis são as pessoas que fizeram o que era necessário, enfrentando as consequências…
Aprenderás que a paciência requer muita prática. Descobrirás que algumas vezes, a pessoa que esperas que pise quanto cais, talvez seja uma das poucas que te ajudem a levantar-te. Amadurecer tem mais a ver com o que aprendes-te das experiencias, que com os anos vividos. Aprenderás que há muito mais dos teus pais do que tu imaginas. Aprenderás que nunca se deve dizer a uma criança que os seus sonhos são parvoíces, porque poucas coisas são tão humildes e seria uma tragédia se ele acreditasse, porque estás a tirar-lhe a esperança. Aprenderás que quando sentes raiva, tens direito a senti-la, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobrirás que só porque alguém não te ama da forma que tu queres não significa que não te ame com tudo aquilo que pode, porque há pessoas que nos amam, mas que não sabes demonstrá-lo… Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes terás que aprender a perdoar-te a ti mesmo. Aprenderás que com a mesma severidade com que julgas, também serás julgado e em algum momento condenado. Aprenderás que não importa em quantos pedaços o teu coração se partiu, e que o mundo não pára para que o concertes. Aprenderás que isto do tempo não é algo em que se possa voltar atrás, e por isto, deves cultivar o teu próprio jardim e decorar a tua alma, em vez de esperar que alguém te traga flores. Então, e só então, saberás realmente o que poderás suportar.
O tempo nem sempre cura tudo |
Este fim-de-semana é (outra vez) só nosso. |
Partilhamos segredos e multiplicamos as gargalhas a cada hora que passa. Juntas passamos as melhores noites, manhãs, tardes, conversas e confidências da nossa vida. Apenas juntas conseguimos brilhar mesmo quando o dia está cinzento e juntas conseguimos brilhar mesmo quando sai o Sol. Juntas ganhamos forças sempre que foi necessário e juntas, meu amor, conquistamos aquilo que mais nos faz felizes.
Obrigada por muitas vezes ser prescindível utilizar palavras e obrigada por me ensinares sempre o caminho correcto e por todas as vezes que vais atrás de mim quando me engano, sem medo, pronta para me apoiar, sem nunca me julgares.
Peço-te para que no tempo que nos resta me ensines a viver sem ti. E lembra-te que como testemunho de tudo isto temos a vida, o mar, o vento e sobretudo o tempo. Sem dúvida que muito mais que uma irmã, que uma melhor amiga... Amo-te muito.
" A vida fez de nós amigas porque nenhuma mãe nos aguentaria como irmãs" |
- Que é mentira, totalmente impossivel, não existe ninguém perfeito!!
+Tens a certeza da resposta que me deste? E se te digo que ela é perfeita, que nunca me falhou, que sempre esteve lá e aqui para mim, que só me faltou gritar para que ela gritasse comigo, que se chorei ela me tirou as lágrimas e atirou-me com a sua típica frase de que "todos temos maus momentos mas vais ver que quando menos esperares serás mais feliz que nunca", que troca a sua felicidade pela dos seus, que me da a sua alma para que esteja bem, ela que conhece tudo de mim, que só com o olhar-me sabe como estou, ela, a quem me faltaria toda uma vida para poder agradecer-lhe por tudo o que faz por mim, dia após dia, a que me ajuda a sair de cada problema... A isso não lhe chamas perfeição?
a vida fez de ti uma grande mulher. |
Quiz também ser um rio, e tu ensinaste-me os caudais.
Da minha infância recordo sorrisos, palavras suaves, cozes-te com flores o laço que nos unes, e encontrei no teu abraço um céu limpo, dos teus olhos bebi a alegria de viver, e das suas cores pintei o meu olhar.
Sim, mãe, tu me aponstaste-me as gaivotas, és tu que me dás a cada dia as fibras com as que te teçem os sonhos.
Como posso dizer-te o quão te agradeço? Sabe a chuva o que lhe deve ao mar? Sabe a árvore o que lhe deve á semente?
Obrigada, mãe, pelo teu amor sem barreiras, por seres o meu espelho e a minha bússula, quarto de jogos e refúgio. Por preferir-me ligeira e livre, por seres fonte e cascata, por me teres ensinado a beleza das estrelas, pelos choros afogados que convertes-te em sorrisos, pelo teu esforço, pela tua confiança, por seres sempre jovem, obrigada em defenitiva, por me teres dado a vida, esta vida que para mim é poesia: a minha vida.
Portas do Mar |
Em ocasiões, a própria vida dá-te a oportunidade de voltar a começar, de voltar a tomar as mesmas decisões tendo visto o resultdado das passadas e aprender dos erros cometidos anteriormente. Mas só em ocasiões, quando a pessoa é de coração puro e sabedoria honesta, quando não tem buracos na sua alma e sabe apreciar o sabor das coisas, que tem uma segunda oportunidade. A tua nunca chegará.
![]() |
Verao 2010 - Praia do Monte Verde |
Admito que já não penso em ti e muito menos naquela oportunidade que poderia surgir de formar-mos aquele nosso 'nós'.
Desistir não foi nada fácil e tu sabes daquilo que estou a falar.
Mas ver-te já nao me causa ansiedade e saber que segues com a tua vida, tambem (já) não me causa sofrimento.
Sempre te mostrei as minhas fraquezas ao ponto de te dizer que sentia a tua falta. Se há algo que aprendi contigo foi a baixar a fasquia do meu orgulho (criando o paradoxo de me sentir orgulhosa de tal).
Odiei-te pela forma como falas-te comigo da última vez e mais ainda pelo que disses-te, mas agora, vejo que foi a única solução e com aquela 'conversa' deste-me as respostas a muitas das minhas questões, mas isso nao faz com que te consiga perdoar.
Não quero nem procuro mais por ti nem por saber como te vão as coisas, saber que estás bem ja me é suficiente.
Saber que não posso contar contigo já não me atinge mas começo a adorar o cuidado que as pessoas tomam quando me falam no teu nome ou no pedido de desculpa que pedem depois de o pronunciarem. E não, (hoje) não te escrevo para te voltar a "tocar na ferida" tal como tu dizes. Só escrevi porque acordei e esqueci-me de sentir saudades tuas
Desculpa, mas agora só restam os textos, as músicas e as fotografias.
Ninguém como tu para fazer-me rir. Ninguém como tu sabe tanto de mim. Ninguém como tu é capaz de dividir as minhas penas, a minha tristeza, a minha vontade de viver. Tens esse dom de dar tranquilidade, de saber escutar, de envolver-me em paz. Tens a virtude de fazer-me esquecer o medo que me dá de olhar para a escuridão. Somente tu podes entender e somente tu poderás acreditar.
Querendo-te é dificil dormir... Quando começo a sonhar o meu corpo relaxa-se, tudo me faz sorrir, mas de repente esse sonho acaba e aqueles sentimentos acabam, converte-se em pesadelo, sinto que te desvacenes, os meus olhos humedecem-se, sinto-me débil, não quero perder-te, porque sonhando é o único momento em que te tenho, é quando és realmente meu. E então acordo, abro bem os olhos, mas há algo que me motiva a fechá-los, e quando se vão fechando, lembro-me do que tinha sentido e tenho medo, tenho medo de voltar aquele pesadelo, porque eu quero continuar a sonhar. Fecho os olhos, porque tenho a esperança de sonhar, de sonhar outra vez contigo, sem cair no pesadelo.
Talvez um dia isto acabe, talvez um dia poderei sonhar sem parar, sonhar e sonhar, até mesmo acordada... Ou talvez um dia simplesmente acorde e não queira voltar a sonhar contigo. Agora reparo que esse dia chegou.
O meu irmao mais uma vez està a adorar esta cidade |
Obrigada por todos os vazios preenchidos |
Não há ninguém, o vento sopra suavemente, o sol vai-se escondendo e entra a escuridão, vou ficando sozinha, porque não há caminho recto, todos têm curvas com barro, e sozinha sigo, anseio um abraço e um beijo, que são fictícios na minha mente... porque não há ninguém... somente estou eu, lutando por algo que não é.
Estes momentos já mudaram muita coisa. |
Praia do Pópulo - dia de Inverno |
11 aninhos - Èvora |
"nao acredites em nada daquilo que ouves e so em apenas metade daquilo que ves. Ja me disseram que 2+2 nao è 4 porque ha algo que se perde no processo da soma. E esta?" |
![]() |
"Designei-te por humilde quando por aqui apareci e soube que nao revelavas as tuas maiores obras de arte nem mencionavas para aquilo que trabalhavas" |
Algures por Itàlia talvez |
falhei, nunca disse que te amei |
Ha alguns aninhooos atras, quando tudo era sorrir |
E foi aqui que passei tantos momentos da minha vida, aqui cresci tanto, conheci pessoas fantásticas e pessoas horríveis. Conquistei amizades lindas, aprendi inúmeras lições de vida.
Mas não posso fugir... Sei que um dia tudo vai acabar, que vou ter de deixar para trás todas as pessoas que amo, que vou ter de começar a aprender a viver sem esta alegria imensa, sem o vosso sorriso.
Já me passou pela cabeça em fazer uma festa enorme e juntar todas as pessoas que ao longo deste tempo foram importantes e fizeram parte da minha 'estadia' por este magnifico lugar. Também já pensei em partir sem dizer nada, em guardar as mágoas para mim, também já pensei em ir embora e deixar uma carta para todas essas pessoas, talvez fosse mais fácil. Mas sei que não tenho valor em abandonar tudo aquilo que me faz bem sem um abraço, uma palavra amiga, um sorriso, nem mesmo sem um olhar.
Tenho medo da dor, do sofrimento, medo da falta de coragem, das lágrimas, do desespero, tenho medo da angustia, da falta de fôlego, medo de me perder, mas mais medo de não me voltar a encontrar.
Foi aqui que sem dúvida construi a ultima camada do meu 'eu', criei a minha personalidade forte, que perdi e ganhei os meus medos. Não sei se levarei apenas as coisas boas, ou as menos boas. Oxalá leve tudo, o bom, o mau, as experiências vividas, as tentativas falhadas, os desgostos, as vitórias, as alegrias, todas as lágrimas. Que leve tudo, e forme uma boa recordação, que me ajude a tornar-me numa pessoa ainda melhor.
O adeus para mim nunca foi um problema, sempre andei nesta vida de partir, chegar, acomodar, viver e partir. Desta vez foi diferente, apaixonei-me por tudo, criei laços, apeguei-me e agora não me imagino noutro lugar.
Sinto que esta é a minha casa, o meu local, onde devo ficar. Custa tanto, há dias a fio que mal consigo dormir, páro e fico a olhar para cada um de vocês, para todos os lugares maravilhosos por onde passo. Parece que cada minuto é o último, parece que a qualquer instante tudo vai acabar. A hora está a chegar, eu sinto-a e cada vez mais... Tenho medo, medo de não cumprir
Desculpa se estou a mais na tua vida; prometo que tudo vai mudar. |
Um coração mole basta para ser um pai bom mas a vontade mais firme e a cabeça mais clara são todavia pouco para fazer um bom pai.
O bom pai diz sim quando é sim e não quando é não.
O pai bom só sabe dizer que sim.
O pai bom faz do seu menino um pequeno Deus que acaba num pequeno demónio.
O bom pai não faz ídolos.
O pai bom alimenta a imaginação do seu filho com brinquedos do bazar.
O bom pai faz voar a fantasia do filho deixando-lhe criar um papagaio de papel ou até mesmo um aviãozinho com duas madeiras velhas.
O pai bom faz a vontade do filho poupando-lhe esforços e responsabilidades.
O bom pai tempera o carácter do filho levando-lhe pelo caminho do trabalho e do esforço.
E assim, o pai bom chega a velho decepcionado e consequentemente arrependido... enquanto que o bom pai cresce em anos respeitado, querido, e com o tempo, compreendido.
Obrigada por seres um bom pai.
Praia das Milícias |
os sorrisos estavam guardados no nosso baú e parece que até as reservas que acabaram |
Sem ainda perceber de que jeito ... deixas-me, vais-te embora. Dás-me motivos e desculpas incompreensíveis. Dizes que gostas de mim, então vamos tentar, vamos lutar para que funcione. Vamos limpar o pensamento e acreditar em que podemos. Só tens de querer meu amor. Olha para mim, estou aqui, sem saber o que fazer, agoniada perdida em lágrimas que não logram parar. Como vou eu conseguir passar por ti e não poder correr para os teus braços? Como vou poder ver-te e não te ter? Não me faças isto, eu não mereço. Preciso de ti, aqui ao meu lado. Vem, lembra-te dos nossos momentos, lembra-te de mim e vem para cá, bem junto de mim. Vem, não tenhas medo. Prometo dar-te tudo, o que tenho e o que não tenho. O impossível, é isso que queres? Eu dou-te. Mas vem, fecha os olhos, eu sei que me encontras. Tu sabes que não vais encontrar alguém que faça por um 'nós' o que sou capaz de fazer, sabes que ninguém aguenta como eu tudo o que é preciso aguentar para te ter. No fundo tu sabes, que como eu, poucas são as pessoas que são capazes de gostar de ti deste jeito, com esta intensidade, com este poder. Eu preciso de ti, corre!
sempre sis |
Pelos que disseram "não gosto" e acabaram juntos e apaixonados, Pelas pessoas que já não estão ao nosso lados e pelas que seguem connosco e que dão todo o sentido à nossa vida. Pelas pessoas que nos tiveram e não nos valorizaram. Por essa pessoa que te ligava 70 vezes ao dia e hoje nem te cumprimenta. Pelas pessoas que nos querem foder a vida e o que logram é fazer-te rir. Por todas as tentativas falhadas. Pelas pessoas que nos desiludiram. Pela falta de coragem, pelo egocentrismo. Pelas amizades fracassadas, pelos sonhos a meio.Porque cada um recebe o que merece. Por todos esses conselhos que damos e não nos dão. Por tudo aquilo que foi e não voltou. Pela esperanças em vão, pela inocência. E sobre tudo por esses amores que deixaram marca e não serão para sempre, pelos amores de agora, pelos que não chegarão. A vida é um deserto e oásis, nos abate, converte-nos em protagonistas da nossa própria historia, Por todos esses acertos e erros de 2010. Brindemos por mim e pelo prazer de estarmos vivos.
Obrigada pela atenção, pela paciência, pela esperança, pela confiança, pela tolerância, obrigada pelo carinho, pelos mimos, pelas atitudes, pelas palavras confortantes, pelo olhar confiante, obrigada pelo apoio, pelo ombro amigo, pelas palavras sinceras, pelas esperas, obrigada pelo amor que deixas-te que depositasse em ti. Não te peço muito, nunca pedi. Apenas te imploro para que me deixes fazer-te sorrir sempre que necessitares, para que me deixes abraçar-te quando eu precisar, que me olhes e me queiras bem. Não te posso dar um mundo, mas posso abrir-te as portas do meu, só tens que me pedir a chave. Olha para mim, aperta-me a mão e vais perceber que nada é em vão. Não posso dizer que te adoro, porque esse é o meu segredo, e eu não quero que ninguém saiba, por isso, digo-te num sussurro bem baixinho. Desculpa se não te digo as palavras mais bonitas nas frases mais harmoniosas ..."Preciso encontrar um jeito de dizer o que sinto por ti , acho que em palavras não vou conseguir expressar isso mas em gestos e ações mostrarei o tamanho do meu amor por ti."
Talvez o tempo cicatriza, mas cada vez que olhes para a cicatriz recordarás a ferida e sim, isso trará dor também. Há uma parte da lembrança que nos vem de tal forma, que ás vezes não sabemos se o imaginamos ou recordamos... Vivemos entre estes dois mundos, misturando as coisas, imaginando coisas que gostávamos que tivessem passado e recordando outras que oxalá fossem só imaginação.
Sou dessas que adormece na parte mais interessante do filme. Dessas que se esquecem do 14 de Fevereiro. Das que chegam meia hora tarde e sorriem enquanto pedem perdão. Das que faz a mala em cinco minutos antes de sair para viajem. Das que pensa que o orgulho é o último que se perde. Aceito que sou a mais teimosa e negativa do planeta. Que levo o telemóvel no bolso mesmo que seja cancerígeno e que primeiro actuo e depois penso. Minto bastantes vezes, mentiras piedosas, isso sim. Que sou o ser mais imperfeito e reconheço todos e cada um desses defeitos. Engano-me repetidas vezes e peço perdão até que o aceitem só para me fazerem calar. Nunca menti nisso do amor. Disse que me apaixonei e ninguém pode dizer que não. Digo que te quero e isso é certo. E quando disser que não sinto saudades tuas … mais uma vez repito, costumo dizer mentiras piedosas.